quinta-feira, 20 de março de 2008

O Ser Supremo Especial

Terror nos quadrinhos
Por Algures

Sim, você leu certo! Uma edição especial de “O Ser Supremo” escrita por Algures, este que voz fala! Devido à uma dívida de jogo, eu, Alex e Al Lock fizemos um troca-troca (heterossexual) de nossas colunas. E hoje falarei sobre um gênero que rende muitas boas histórias (e muitas ruins também), o Terror.

Embora eu sinta a tentação de aqui falar tudo sobre o gênero (desde à história do terror nos quadrinhos até o terror nos quadrinhos contemporâneos) precisarei me conter, pois é muita coisa e o espaço é curto. Apenas dissertarei de forma rápida sobre o assunto.

Foi no início dos anos 80 que comecei a ler quadrinhos, e duas revistas são responsáveis por isso: Novos Titãs, da DC Comics (qual criança não quer ler sobre heróis adolescentes?) e A tumba de Drácula. Obviamente, eu não comprava a tumba de Drácula, era uma revista muito assustadora (para uma criança de 8, 9 anos da época); quem comprava era minha mãe, que sempre foi grande apreciadora do gênero. Eu, como todo bom nerd, era curioso, e acabei lendo essas histórias que claramente não eram pra mim. E esse foi o meu primeiro contato com o mundo dos quadrinhos de terror.

Hoje em dia, muita gente confunde o terror clássico com o horror gore; filmes como Jogos Mortais e o Albergue, apenas reforçam a idéia de que terror bom tem que ter cenas fortes e muito sangue. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. As histórias de terror clássicas eram, na verdade, dramas filosóficos disfarçados de terror, onde o sobrenatural era na verdade metáforas para a condição humana, seus medos, seus pesadelos e, principalmente, o desconhecido. Pessoas atormentadas por seus próprios medos subconscientes, narrativas metalingüísticas e idiossincrasias psicológicas eram as ferramentas para se criar uma história assustadora, onde o que importava era o clima, a tensão, e no caso das verdadeiras histórias de terror, finais nada agradáveis.

No caso dos quadrinhos, nós tínhamos, além de histórias marcadas por esses elementos, muito erotismo e uma arte que geralmente dava o clima certo para a história. Eu, particularmente, adorava as capas de revistas como Kripta, Frankestein, Kripta do Terror, Vampirella, entre outros. Belíssimas capas pintadas a mão, davam o tom necessário para as publicações (cujo miolo, pelo menos aqui no Brasil, geralmente eram em preto e branco) e, diferente de hoje em dia, mostravam que fazer uma história em quadrinhos de terror era mais do que entretenimento. Era arte.

As editoras mais conhecidas na época eram a EC Comics (que já tinha sido extinta nos EUA, mas que ainda tinha histórias publicadas aqui) e a Bonelli Comics (Italiana). Aqui no Brasil, histórias de terror foram publicadas por diversas editoras, como a Bloch, RGE, Ediouro, EBAL, Record, Vecchi, entre outras.

Foram muitos os artistas que contribuíram para a ascensão do gênero, tanto aqui quanto lá fora. Berni Wrightson e Frank Frazetta estavam entre os mais reconhecidos de sua época nos EUA, enquanto que Eugênio Colonnese, era um dos mais reconhecidos por aqui. É até injustiça não citar todos os artistas, principalmente os brasileiros que contribuíram nesse período, mas infelizmente o espaço é curto.

Para quem quiser conhecer mais sobre os quadrinhos de terror, sua história e sua passagem marcante pelo Brasil, visite o site Nostalgia do Terror, disparado a melhor referência do gênero no país. Histórico, editoras, capas, reportagens, contos, e tudo o que você puder imaginar sobre esse fascinante e assustador universo.

E foi nesse cenário que eu cresci. Lendo, além de histórias de super-herói, histórias de Terror, o que fez eu me tornar um entusiasta dos dois gêneros, motivo pelo qual resolvi fazer este post. Infelizmente, não demorou muito para essas histórias assustadoras serem sepultadas por um terror mais real chamado COMICS CODE. Mas isso é uma outra história.

Curiosidade:

Eugênio Colonnese, um dos grandes nomes do quadrinho de terror no Brasil criou diversos personagens, entre os mais famosos Mirza, a mulher Vampiro, e o Morto do Pântano. No segundo caso, é impressionante a semelhança do personagem com o Monstro do Pântano (DC Comics, EUA) e o Homem-Coisa (Marvel Comics, EUA). Mas, acredite se quiser, o personagem de Colonnese foi criado pelo menos cinco anos antes dos outros dois.

10 comentários:

Romenique Zedeck disse...

Primeiro

Marcelo Soares disse...

Falou tudo Algures, terror não é só sustinho meia-tigela. O Zé do caixão ta aí para provar isso, até revista em quadrinhos nas antigas ele teve.

Adan Marini disse...

Ah, tá explicado pq tu é assim Rafael. hauhauahuah
Na boa, falou um cara q entende de terror em qualquer mídia.
Vamos torcer para que o novo filme de Lobisomem com o Benicio Del Toro resgate todo esse climão de Terror clássico. Até agora as imagens estão bacanas.

Anônimo disse...

Comentario de Hammer ESPECIAL:
A UARÉVAA gosta de cheirar maconha.

Al Lock, O Ser Supremo! disse...

Hammer,

Preferimos injeta-la nos zóio!

Algures,

Show de bola a coluna, suas análises foram do caramba! Sempre torci o nariz pra terror, mas sabe que até que deu uma vontadezinha de ler alguma coisa agora?

A propósito, Tu me deu uma ótima idéia para a coluna da semana seguinte! Valeu amigão!

Anônimo disse...

Boa dissertação sobre o assunto. Eis um gênero que merecia voltar ao mercado nacional.

Jóia.

Zambi

Anônimo disse...

ZÓIO???? DEPOIS CRITIGÃO A MINHAS CALICRAFIAR!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito boa a matéria e a indicação do site "Nostalgia do terror", que eu conferi e é realmente mto bom.

Anônimo disse...

Falando no Colonese, soube que está nas bancas uma edição nova de Mirza, se não me engano feita por ele com duas estórias inéditas, pretendo comprar. :)

Rafael Rodrigues disse...

Sua informação procede, Freud, mas vou ficar devendo o nome da publicação...