O personagem, criado pelos gênios George Lucas e Steven Spielberg, é um arqueólogo de vida dupla: além de ser um professor de Arqueologia de uma universidade, Henry Jones Junior é um aventureiro destemido que busca relíqueas pelo mundo.
Em 1981 foi lançado o primeiro filme da até hoje, trilogia, do personagem: Os caçadores da arca perdida. A história se passa no ano de 1936, o arqueólogo Indiana Jones é contratado para encontrar a Arca da Aliança que, segundo as escrituras, conteria Os dez mandamentos que Moises trouxe do Monte Sinai. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá como adversário na busca pela arca perdida o exército nazista, em missão a mando próprio do Adolf Hitler.
È desnecessário dizer que o filme foi marco na historia do cinema. George Lucas conseguiu repetir o sucesso de sua primeira criação (Star Wars galera!), com um universo totalmente diferente. Curioso, que a primeira escolha para o papel não foi o interprete do charmoso Han Solo, mas sim o bigodudo que na época bombava no papel principal da série Magnus na TV, mas sinceramente eu não consigo imaginar outra pessoa com o chicote, chapéu e pistola além do excelente, um dos melhores no cenário mundial do cinema na minha opinião, Harrison Ford.
O filme recebeu 9 indicações para o Oscar de 1982, e levou pra casa 5 estatuetas, nas categorias de melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros, melhor som, melhor edição e melhor direção de arte. Destaque para melhores efeitos especiais, que é a marca da dupla responsável pelo filme, depois do show de inovação que deram ao criar Star Wars, Lucas e Spielberg mandaram muito bem de novo e criaram um novo universo que é atual até hoje. O filme foi feito antes de eu pensar em nascer, e eu assisto admirando o milagre que eles fizeram pela tecnologia da época. Foi nesse filme que eles criaram a histórica cena do arqueólogo correndo da bola gigante, referencia principal do personagem junto com sua eterna música, que volta a aparecer no novo filme.
Como todo bom filme de sucesso, o personagem ganhou sua continuação 3 anos após o lançamento do primeiro filme e em 1984 estreava nos cinema Indiana Jones e o Templo da Perdição. Diferente do primeiro e terceiro filme, onde Indiana Jones enfrenta os nazistas, na trama desse filme o arqueólogo é convocado para recuperar pedras mágicas roubadas por um feiticeiro e libertar uma aldeia onde ele faz sacrifícios humanos e escraviza crianças.
Embora esse seja o segundo filme da trilogia, seguindo a cronologia do personagem, os acontecimentos de Indiana Jones e o templo da perdição ocorreram antes dos de Os caçadores da arca perdida. Certamente, esse filme não teve o impacto e o sucesso do primeiro, de toda a trilogia é ele que apresenta a trama mais pesada, envolvendo mais mortes e até sacrifícios. É o filme mais fraco do personagem, mas não chega a ser ruim.
E chegamos a cereja do bolo dos filmes do arqueólogo aventureiro, em 24 de maio de 1989, estreava a terceira parte da história de Indiana Jones. Nesse filme, Jones vai a procura de seu pai, Henry Jones, desaparecido enquanto procurava o Santo Graal. Seguindo os rastros dos pais, Indiana volta a encarar os nazistas que assim como seu pai estavam a procura do objeto sagrado.
Pra mim, Indiana Jones e a Última Cruzada é o melhor de toda a trilogia, e grande parte disso se deve a excelente química na tela entre dois monstros do cinema. Sean Connery, embora seja apenas 12 anos mais velho que Ford, entra na história como o pai de Indiana Jones e junto com o personagem principal, dá um show em frente as câmeras. A cena do incêndio no quarto enquanto os dois estão presos na cadeira é memorável.
Em termos de prêmios, o segundo e o terceiro filme não foram tão bem sucedidos quanto o primeiro, mas mesmo assim faturaram o Douradinho de melhor efeitos especiais, entre outros prêmios menos conhecidos.
Ficaram com saudades, com vontade de rever todos os filmes? Eu recomendo, junte a galera, façam baldes e baldes de pipoca e façam uma maratona pra relembrar toda a história, pois nessa quinta feira, estréia nos cinemas de todo o Brasil, o quarto filme de Indiana Jones, que pelo que vi até agora, manteve a essência original do personagem. O filme promete, e eu e vocês sabem quem (não? O Duende poxa!), estaremos na estréia mais uma vez e aguardem segunda que vem o review completo do filme.
Bjus
Pin!
16 comentários:
P-R-E-M-E-R-O!
Realmente esse ano eu to ferrado, é uma caralhada de livro que tenho que comprar, as matriculas dos cursos de extensão e as entradas do cinema, fora que o inverno ja chegou e tenho que comprar roupa de frio.
Tem filme bom pra caralho pra sair esse.
Vou me inscrever numa promoção na MTV do indy que vc concorre a assistir a estreia do filme com mais 5 (cinco) acompanhates por uma semana no Egito.
Como eu ja ganhei o DVD aqui no Uarevaa,acho que estou com sorte, quem sabe eu ganho....
huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuah
tenho o Box do Indy!^^ vou fazer um pipocão sabado, pra domingo ver o 4....
Os 3 filmes já lançados são foda.
Templo da perdição é um pouco mais sombrio e costuma ser considerado o pior, mas não concordo muito, pra mim os 3 filmes estão no mesmo nível.
Estou curioso pra ver o novo, mas ele vai ter que rebolar pra estar no nível dos outros 3, torço para que seja tão bom quanto eles.
Nhéé...
Só pra constar...
hehehehe
Na verdade, não sou muito fã do Indy...
Mas é aquele filme que eu vou ter de assistir ou vou ficar sem assunto na roda de amigos por muuuuuito tempo.
Por via das dúvidas, vou esperar pelo review da Pin, antes de comprar a minha entrada.
Beijinhos!!!
Além de assistir Indiana Jones e a última cruzada no cinema, eu tinha um chicote de verdade e um chapéu todo invocado que ganhei do meu avô em minas... como as galinhas, pé de canas e vaquinhas sofreram na minha mão! Nas minhas aventuras encontrei Atlântida na represa do seu Quinca, lutei contra os temíveis Marimbondos ninjas e derrotei o clã de patos canibais sozinho!
O legal é que na região que eu passava as férias tinha diversas grutas, cachoeiras e cavernas... tenho cicatrizes de estimação desta época!
Tb vi A Última Cruzada no cinema.
... mas tu não tinha um chicote e um chapéu invocado!
ps: For por causa do Indiana Jones e dos trapalhões que comecei a jogar RPG...
Eu tmb vi "A última cruzada" no cinema, na verdade vi 5 vezes hehehehe eita tempo bom que cinema era barato e naum tinha nada para fazer :)
Gosto dos três filmes de forma igual pois, vejo qualidades diferentes em cada um deles,e a expectativa só faz aumentar , A matéria da Pin tá muito bom.
Sabe,
Tá batendo uma vontade louca de ir à Sampa City assistir Indiana Jones com vocês... rola Duende, Pin e "carrinha que serve de vela para os dois o qual eu não lembro o nome"?
Se rolar podíamos tentar chamar possivelmente o Zenon para me dar carona de Paulínia (assim evito gastar dinheiro com busão)
Mesmo por que tô devendo uma breja pro Duende e sou um cara que cumpre o que promete...um dia!
E ai? O que acham?
acho uma boa combinar
mas acho que pra um evento como esse, de tamanha magnitude, levaria mais tempo pra se planejar...
hehe...
aonde e que horas?
xP
Bom por mim estão mais do que convocados a vir....o shopping não é tudo isso mas o cinema é fodão! Acho que o Psicopata conhece.....
marca ai que a gente combina tudo, deixa tudo certo e nada resolvido.
conheço e conheço bem (mais que deveria)
é o unico programa que tem pra fazer aqui...num sou fã de shoppings, por isso num vo falar muito...
mas o cinema é bão...poltronas reclinaveis, som de premera...só falta a imagem ser digital.
nem sei que dia vocês vão...
mas mesmo assim
boa sessao
(espero ansiosamente a coluna da pin)
LOCKKKKKKK.... ta combinadissimo!!
chama o z.... e vem pra cá!!! eu nao pago uma cerveja, mas garanto uma pipoca e umca coca-cola.!!! vem vem vemmmmmmmmmmmmmmmm!!! =D
Postar um comentário