Quadrinhos e a Mitologia
Esta coluna de hoje é exclusivamente escrita por mim já que o senhor Al Lock está de castigo devido à sua coluna de quarta passada. Onde já se viu discutir quadrinhos eróticos nos tempos das cavernas e ficar procurando a versão hentai da história do Egito nas paredes das pirâmides? Não, isso é inadmissível! Essa é uma coluna sobre quadrinhos, a de sacanagem já tem dono! Dito isso, aviso que não tentarei ser engraçado neste texto a seguir, afinal, eu não sou engraçado. E para todos aqueles que alegam que meus textos são por demais extensos e fazem seus olhinhos lacrimejarem, aconselho a parar de ler aqui.
Comparando a mitologia com os quadrinhos, conforme já demonstrado em matérias passadas, muitos dos elementos clássicos da antiguidade são sobrepostos nos quadrinhos atuais. O conceito de heroísmo atual nasceu do grego, onde o herói é tanto um exemplo de perfeição física, digno de feitos extraordinários, quanto por seu exemplo moral elevada, mesmo que cometa algum erro totalmente humano e muitas vezes imperdoável, no final alcançam a redenção. Nos tempos atuais, o Super Herói além de todas essas qualidades clássicas, também preza pelo bem estar da humanidade, seja nos defendendo de criminosos batedores de carteiras à de alienígenas conquistadores.
Hoje vou somente explicar sobre a jornada do herói, demonstrada inicialmente por Joseph Campbell, copiada por George Lucas em Star Wars, usada em diversos filmes e histórias em quadrinhos. Afinal, muitos dos meus cinco leitores provavelmente já notaram que muitas histórias em quadrinhos possuem a mesma linha: o sujeito é um cara comum, descobre que possui superpoderes ou que será obrigado a cumprir uma missão quase impossível, encontra um escudeiro fiel e a mulher de seus sonhos. Quando tudo vai às mil maravilhas, o personagem seguindo as leis de Murph vê tudo escorrer pelos seus dedos, vai para a sarjeta, perde tudo, se quebra. Aí surge um fio de esperança, o herói prova que é bom mesmo e derrota o vilão, o mundo é salvo, a mocinha fica com o mocinho e rolam os créditos. Se você já tinha sentido que Star Wars, Senhor dos Anéis e Indiana Jones tinham algo em comum, saiba que isso vem de muito longe. Esta construção clássica, chamada de “jornada do herói”, é mais antiga que o próprio Homero, alterego dos criadores das aventuras de Ulisses. Seguindo uma receita de bolo, qualquer um pode escrever o seu Beowulf, bastando para isso um pouco de imaginação para preencher as lacunas.
Ou seja, Os 12 Estágios da Jornada do Herói:
1 - Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.
3 - O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
4 - Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
5 - Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
6 - Cruzamento do Primeiro Portal ou travessia do primeiro limiar - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
7 - Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
8 - Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações
9 - Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
10 - Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
11 - O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.
12 - Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
13 - Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.
Vou agora montar um roteiro simples usando a jornada do herói, pois um dos meus leitores é um tanto quanto disléxico e precisa urgentemente de exemplos.
Nome do Personagem: Flecha Atômica.
PRIMEIRO ATO - APRESENTAÇÃO
Mundo comum
- Aqui se apresenta o personagem tentando ser o mais mundano possível:
Conhecemos o herói em sua vida cotidiana e normal. Pedro Prado é um nerd que não pega ninguém e é azucrinado pelos valentões de uma escola pública. Tem uma mulher que ama, mas não tem coragem para se declarar.
Chamado a aventura
- Aqui é que definimos o pontapé inicial da história, como se tornou um herói:
Inesperadamente enquanto jogava World of Warcraft com seus amigos imaginários, uma flecha mágica radioativa que rompe a barreira do espaço-tempo onírico de outra dimensão futurista o atinge nos fundilhos enquanto que ao mesmo tempo um raio acerta a coleção de bebidas alcoólicas de seu pai. Vagamente ele começa a descobrir que está obtendo super poderes jamais imaginados e acaba curtindo a nova fase penetrando inteiramente em uma verdadeira vida de Super-Herói.
Recusa do chamado
- Também chamado de “deixa de ser arrogante e presta atenção”:
Um dia desses, O serelepe Pedro Prado teve uma péssima surpresa, ele, mesmo com os seus novos poderes não conseguiu evitar a morte de seu gatinho siamês de estimação que o acolhia em sua casa desde criança, e assim caiu em total depressão, começou a ouvir músicas emo, desmotivado em continuar na sua nova vida, desiste de tudo.
Encontro com o Mentor
- Algo que o puxe de volta ao heroísmo, ou podemos chamar de “nuvenzinha do rei leão”:
Brevemente após se afundar em depressão, em umas das suas lembranças, relembra de uma frase que havia lido na traseira de uma caminhão: “A vida é um tijolo de seis furo”. Daí veio a grande motivação.
Travessia do primeiro limiar
- Ou Levanta, chacoalha a poeira e dê a volta por cima!
Após a lembrança, Pedro se anima, junta forças para retornar em sua explêndida aventura e fazer o melhor de si, como um novo Super-Herói, mais forte e mais sábio.
SEGUNDO ATO – CONFLITO
Testes, aliados e inimigos
- Aqui se apresenta seus amigos, inimigos e o que o herói deverá passar para se provar digno da capa:
Aqui vem a grande fase, em que o fantástico Flecha Atômica encontra um inimigo de peso que tenta fazer mal para a sociedade e também à sua grande amada, aquela mesma garota em que ele é apaixonado desde o começo da história. Agora, só lhe resta salvar todos que estiverem em perigo e mostrar para todos que é merecedor de seus grandes dons, principalmente para ganhar a admiração de sua amada.
Aproximação da caverna oculta
- Ou também conhecido como provações ou pega pra capar:
É neste momento, que Flecha Atômica trava várias batalhas com o seu grande inimigo chamado de Duende Amarelo, um roqueiro arruinado e revoltado com todos, por ninguém ter comprado seus discos e principalmente por falarem mal do Metálica. Nosso herói também sofre muito pelo fato de várias pessoas que ama estarem em perigo.
Provação suprema
- Ou também conhecido como a escolha, a hora em que a porca torce o rabo:
O maior drama da história é nessa hora, em que Flecha Atômica passa pela maior dificuldade de sua vida: ele só tem uma opção, tentar não morrer e salvar a sua amada Maria Joana que está nas mãos do poderoso vilão (a situação está difícil). Tudo parece ir contra o nosso herói, inclusive Fepo, seu gatinho siamês morto, é ressuscitado pelo vil vilão que o transforma em um escravo zumbi, a sociedade pelo qual sempre se arriscou, devido a uma série de mentiras proferidas pelo vilão em uma entrevista do Jô Soares, se vira contra nosso herói no momento em que mais precisa. Mas no final “o bem vence o mal, espanta o temporal, azul, amarelo, tudo é muito belo!”
Recompensa
- Também conhecido como XP ou divisão do saque:
É agora que realmente conquista o seu verdadeiro amor, é reconhecido por todas as pessoas como um verdadeiro Herói. Vais passar um tempo na ilha de caras e Ana Maria Braga o convida para seu programa.
TERCEIRO ATO – RESOLUÇÃO
Retorno transformado
Ou também conhecido como “mimimimi”:
O Herói agora, está totalmente transformado, então resolveu que o melhor que tem a fazer é se desprender de sua vida normal e de todos os seus desejos antigos. Sendo assim,ele decide não se envolver mais com a sua grande amada, achando ser esse um ato de sabedoria para a sua nova fase de herói, justamente porque a sua história ainda não está acabado e principalmente porque sabe que, “a vida é um tijolo de seis furo”.
Ressurreição do Herói
Ou Agora eu sou jedi:
O Herói conseguiu acabar com o vilão, venceu todos os seus desafios, se tornou mais forte, descobriu novos poderes, se tornou um herói mais puro e rejuvenescido. Porém, um inimigo mais poderoso chega para se vingar pela morte do Duende Amarelo: sua mãe! Flecha Radioativa com muita dificuldade a vence, provando que realmente é merecedor de seus dons.
Regresso com o Elixir
O Herói volta para sua vida em comum, reata com a amada. Agora mais poderoso e sábio, divide seus dons com a humanidade, tornando a vida de todos melhor quando sai nas ruas em seu tempo livre combatendo o mal onde ele estiver.
F.I.M.
Esta coluna de hoje é exclusivamente escrita por mim já que o senhor Al Lock está de castigo devido à sua coluna de quarta passada. Onde já se viu discutir quadrinhos eróticos nos tempos das cavernas e ficar procurando a versão hentai da história do Egito nas paredes das pirâmides? Não, isso é inadmissível! Essa é uma coluna sobre quadrinhos, a de sacanagem já tem dono! Dito isso, aviso que não tentarei ser engraçado neste texto a seguir, afinal, eu não sou engraçado. E para todos aqueles que alegam que meus textos são por demais extensos e fazem seus olhinhos lacrimejarem, aconselho a parar de ler aqui.
Comparando a mitologia com os quadrinhos, conforme já demonstrado em matérias passadas, muitos dos elementos clássicos da antiguidade são sobrepostos nos quadrinhos atuais. O conceito de heroísmo atual nasceu do grego, onde o herói é tanto um exemplo de perfeição física, digno de feitos extraordinários, quanto por seu exemplo moral elevada, mesmo que cometa algum erro totalmente humano e muitas vezes imperdoável, no final alcançam a redenção. Nos tempos atuais, o Super Herói além de todas essas qualidades clássicas, também preza pelo bem estar da humanidade, seja nos defendendo de criminosos batedores de carteiras à de alienígenas conquistadores.
Hoje vou somente explicar sobre a jornada do herói, demonstrada inicialmente por Joseph Campbell, copiada por George Lucas em Star Wars, usada em diversos filmes e histórias em quadrinhos. Afinal, muitos dos meus cinco leitores provavelmente já notaram que muitas histórias em quadrinhos possuem a mesma linha: o sujeito é um cara comum, descobre que possui superpoderes ou que será obrigado a cumprir uma missão quase impossível, encontra um escudeiro fiel e a mulher de seus sonhos. Quando tudo vai às mil maravilhas, o personagem seguindo as leis de Murph vê tudo escorrer pelos seus dedos, vai para a sarjeta, perde tudo, se quebra. Aí surge um fio de esperança, o herói prova que é bom mesmo e derrota o vilão, o mundo é salvo, a mocinha fica com o mocinho e rolam os créditos. Se você já tinha sentido que Star Wars, Senhor dos Anéis e Indiana Jones tinham algo em comum, saiba que isso vem de muito longe. Esta construção clássica, chamada de “jornada do herói”, é mais antiga que o próprio Homero, alterego dos criadores das aventuras de Ulisses. Seguindo uma receita de bolo, qualquer um pode escrever o seu Beowulf, bastando para isso um pouco de imaginação para preencher as lacunas.
Ou seja, Os 12 Estágios da Jornada do Herói:
1 - Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.
3 - O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.
4 - Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.
5 - Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.
6 - Cruzamento do Primeiro Portal ou travessia do primeiro limiar - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.
7 - Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.
8 - Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações
9 - Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
10 - Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).
11 - O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.
12 - Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.
13 - Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.
Vou agora montar um roteiro simples usando a jornada do herói, pois um dos meus leitores é um tanto quanto disléxico e precisa urgentemente de exemplos.
Nome do Personagem: Flecha Atômica.
PRIMEIRO ATO - APRESENTAÇÃO
Mundo comum
- Aqui se apresenta o personagem tentando ser o mais mundano possível:
Conhecemos o herói em sua vida cotidiana e normal. Pedro Prado é um nerd que não pega ninguém e é azucrinado pelos valentões de uma escola pública. Tem uma mulher que ama, mas não tem coragem para se declarar.
Chamado a aventura
- Aqui é que definimos o pontapé inicial da história, como se tornou um herói:
Inesperadamente enquanto jogava World of Warcraft com seus amigos imaginários, uma flecha mágica radioativa que rompe a barreira do espaço-tempo onírico de outra dimensão futurista o atinge nos fundilhos enquanto que ao mesmo tempo um raio acerta a coleção de bebidas alcoólicas de seu pai. Vagamente ele começa a descobrir que está obtendo super poderes jamais imaginados e acaba curtindo a nova fase penetrando inteiramente em uma verdadeira vida de Super-Herói.
Recusa do chamado
- Também chamado de “deixa de ser arrogante e presta atenção”:
Um dia desses, O serelepe Pedro Prado teve uma péssima surpresa, ele, mesmo com os seus novos poderes não conseguiu evitar a morte de seu gatinho siamês de estimação que o acolhia em sua casa desde criança, e assim caiu em total depressão, começou a ouvir músicas emo, desmotivado em continuar na sua nova vida, desiste de tudo.
Encontro com o Mentor
- Algo que o puxe de volta ao heroísmo, ou podemos chamar de “nuvenzinha do rei leão”:
Brevemente após se afundar em depressão, em umas das suas lembranças, relembra de uma frase que havia lido na traseira de uma caminhão: “A vida é um tijolo de seis furo”. Daí veio a grande motivação.
Travessia do primeiro limiar
- Ou Levanta, chacoalha a poeira e dê a volta por cima!
Após a lembrança, Pedro se anima, junta forças para retornar em sua explêndida aventura e fazer o melhor de si, como um novo Super-Herói, mais forte e mais sábio.
SEGUNDO ATO – CONFLITO
Testes, aliados e inimigos
- Aqui se apresenta seus amigos, inimigos e o que o herói deverá passar para se provar digno da capa:
Aqui vem a grande fase, em que o fantástico Flecha Atômica encontra um inimigo de peso que tenta fazer mal para a sociedade e também à sua grande amada, aquela mesma garota em que ele é apaixonado desde o começo da história. Agora, só lhe resta salvar todos que estiverem em perigo e mostrar para todos que é merecedor de seus grandes dons, principalmente para ganhar a admiração de sua amada.
Aproximação da caverna oculta
- Ou também conhecido como provações ou pega pra capar:
É neste momento, que Flecha Atômica trava várias batalhas com o seu grande inimigo chamado de Duende Amarelo, um roqueiro arruinado e revoltado com todos, por ninguém ter comprado seus discos e principalmente por falarem mal do Metálica. Nosso herói também sofre muito pelo fato de várias pessoas que ama estarem em perigo.
Provação suprema
- Ou também conhecido como a escolha, a hora em que a porca torce o rabo:
O maior drama da história é nessa hora, em que Flecha Atômica passa pela maior dificuldade de sua vida: ele só tem uma opção, tentar não morrer e salvar a sua amada Maria Joana que está nas mãos do poderoso vilão (a situação está difícil). Tudo parece ir contra o nosso herói, inclusive Fepo, seu gatinho siamês morto, é ressuscitado pelo vil vilão que o transforma em um escravo zumbi, a sociedade pelo qual sempre se arriscou, devido a uma série de mentiras proferidas pelo vilão em uma entrevista do Jô Soares, se vira contra nosso herói no momento em que mais precisa. Mas no final “o bem vence o mal, espanta o temporal, azul, amarelo, tudo é muito belo!”
Recompensa
- Também conhecido como XP ou divisão do saque:
É agora que realmente conquista o seu verdadeiro amor, é reconhecido por todas as pessoas como um verdadeiro Herói. Vais passar um tempo na ilha de caras e Ana Maria Braga o convida para seu programa.
TERCEIRO ATO – RESOLUÇÃO
Retorno transformado
Ou também conhecido como “mimimimi”:
O Herói agora, está totalmente transformado, então resolveu que o melhor que tem a fazer é se desprender de sua vida normal e de todos os seus desejos antigos. Sendo assim,ele decide não se envolver mais com a sua grande amada, achando ser esse um ato de sabedoria para a sua nova fase de herói, justamente porque a sua história ainda não está acabado e principalmente porque sabe que, “a vida é um tijolo de seis furo”.
Ressurreição do Herói
Ou Agora eu sou jedi:
O Herói conseguiu acabar com o vilão, venceu todos os seus desafios, se tornou mais forte, descobriu novos poderes, se tornou um herói mais puro e rejuvenescido. Porém, um inimigo mais poderoso chega para se vingar pela morte do Duende Amarelo: sua mãe! Flecha Radioativa com muita dificuldade a vence, provando que realmente é merecedor de seus dons.
Regresso com o Elixir
O Herói volta para sua vida em comum, reata com a amada. Agora mais poderoso e sábio, divide seus dons com a humanidade, tornando a vida de todos melhor quando sai nas ruas em seu tempo livre combatendo o mal onde ele estiver.
F.I.M.
15 comentários:
Cool!
Very Very Cool.
E sim, a vida EH UM TIJOLO DE SEIS FURO.
Duende é um vilão... Suspeitei desde o princípio. :)
a vida não é um tijolo de 6 furos, a vida é um travesti: NÃO É O QUE VC ESPERAVA, NÃO SERVE PARA O QUE VC QUER E PROVAVELMENTE VAI TE FUDER!!!!!!!!
uhmm... talvez seja por isso que não sou um heroi tão bom... e ai, ALGUEM TA AFIM DE JOGAR WARCRAFT?
"por ninguém ter comprado seus discos e principalmente por falarem mal do Metálica"
CeFodêr...é MetallicA.....METALLICAAAAAA
huauhauha história do barbalho, digna de Grant Morrinson auhhuauha, chama a kika pra desenhar. ah ficou faltando o sidekick
Tudo muito bem, tudo muito bom, mas posso saber pq raios no "Os 12 Estágios da Jornada do Herói "
está numero do 1 ao 13, ignorando o item 2? Por acaso você tem alguma ligação com o número 13?
O PODEROSO HAMMER disse...
a vida não é um tijolo de 6 furos, a vida é um travesti: NÃO É O QUE VC ESPERAVA, NÃO SERVE PARA O QUE VC QUER E PROVAVELMENTE VAI TE FUDER!!!!!!!!
Ronaldo Fofômeno que o diga!
O PODEROSO HAMMER disse...
a vida não é um tijolo de 6 furos, a vida é um travesti: NÃO É O QUE VC ESPERAVA, NÃO SERVE PARA O QUE VC QUER E PROVAVELMENTE VAI TE FUDER!!!!!!!!
Ronaldo Fofômeno que o diga!
Agora finalmente vou conseguir que alguem leia uma historia minha até o final.
AEEEEE!
valeu Alex.
Caro Zenon,
São só 12 estágios, como os 12 trabalhos do Hercules, como as 12 casas do zodíaco, como os 12 apóstolos, como os 12 meses do ano, como os 12 pilares da sabedoria... eu errei por que eu sou burro, preguiçoso, porém supremo! Para quem digitou esse texto corrido sem revisar ou reler o que escreveu até que tá balinha...
A todos,
Uma singela pergunta: Quantos filmes vocês conhecem que usa EXATAMENTE esta estrutura narrativa?
Lucas Baiano,
Herói de verdade não tem sidekick! (aliás, se colocar sidekick, teremos de tirar a mulher amada)
ps: não sou digno de grant morrison, se eu fosse, a explicação da origem do flecha atômica teria uns 500 parágrafos a mais de explicações bizarras...
Poderoso Hammer,
"Leeroy Jenkins"
Pra aqueles que acompanham por sCANS essa semana ta de lascar: Final Crisis 01, Marvel 1985 (do Millar) e Batman 677 (Batman RIP!)
baixem, vale a penma!
manda o link aê Dr.T
Porra Dr T!
Sacanagem da tua parte fazer propaganda de Scans aqui nos comentários da minha coluna! Saiba que este blog respeita os direitos autorais e é terminantemente contra qualquer forma de pirataria!
O Senhor devia se envergonhar de tal atitude mesquinha e desgraçada! Lamentável, lamentável!
Mas o pior de tudo é que tu nem colocou os links para que possamos baixar esses scans, sacanagem de sua parte meu rapaz!Sacanagem!
Tá esperando o que para colocar os links? Cacimba viu!
Bugman ira nas suas casas de noite e vai roubar suas meias por terem colocado propagandas de scans!!!
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