sábado, 17 de maio de 2008

Uarévaaleu

Olá pessoas... mais uma semaninha, e eu volto com o Uarevaaleu pra falar de um personagem que eu nunca acompanhei, mas que sempre gostei das participações que ele fez em revistas que eu compro. Vou falar do Punho de Ferro.

O personagem pra quem não conhece, foi criado em 1974 aproveitando a onda de filmes de Kung-fu que faziam tremendo sucesso nessa época. Daniel Rand é um órfão, herdeiro de uma fortuna que foi treinado na mística cidade de Kun Lun e aprendeu a habilidade de concentrar sua força em seus punhos a ponto de torna-los duros como ferro, virando assim o Punho de Ferro, defensor da cidade.

Durante o auge do personagem, ele chegou a ter sua própria revista, em conjunto com Luke Cage, mas que foi cancelada após a saída de sua equipe de criação. Porém esse mês pipocou nas bancas uma revista solo do personagem: “Marvel Apresenta: A ultima história do Punho de ferro”. Na primeira vez que vi a revista nas bancas, meu irmão pulou pra cima dela na hora e mandou eu comprar que valia a pena, mas eu achei que era um precinho meio salgado por um personagem que eu mal conhecia.

Depois de quase 1 mês enrolando para comprar, semana passada passei na banca na esperança de achar coisas novas, e acabei levando. E depois de devorar ela em pouco tempo, me arrependi de não ter adicionado ela na minha coleção mais cedo e digo que ela valeu cada centavo que eu paguei.

A revista que é escrita pelo excelente Ed Brubaker e por Matt Fraction, conta de modo resumido, simples e perfeito a origem do atual punho de ferro, e parte do centenário legado do herói. Na história Daniel Rand está confuso sobre seu papel no mundo de hoje, frustrado por ser um herói caçado pelo governo e sobrecarregado por seu status na milionária corporação que dirige. Vemos um Herói perdido lutando para se salvar.

A trama, extremamente bem amarrada pelos roteiristas, envolve uma série de segredos e surpresas aos leitores. Surpresas que o próprio Danny desconhece, sobre seu pai, seu legado e sua verdadeira função ao assumir o manto do Punho de ferro.

Daniel vê sua corporação ameaçada pela Hidra, disfarçada sob a fachada de uma empresa. Enquanto luta para manter sua fortuna, ele vê surgir um aliado que além de ajuda, oferece respostas a perguntas que Rand achava que nunca seriam respondidas. Seu antecessor Orson Randall, o antigo Punho de ferro, que havia desaparecido anos atrás e nunca mais foi visto, retorna para ajudar o atual herói quando uma ameaça surge.

Daniel finalmente é convocado para a batalha que ele nasceu para lutar.

Em termos de arte e roteiro, a Marvel acertou em cheio na equipe de criação. Ed Brubaker e Matt Fraction deram o clima e ritmo ideal que o personagem exige. Os diálogos e as narrativas estão perfeitas, e qualquer um que nunca tenha acompanhado a historia do personagem é capaz de acompanhar esse especial sem que fique perdido no meio revista.

Na arte, David Aja manda muito bem e consegue passar para o papel todo o movimento dos golpes e saltos do Herói. Em algumas paginas, parei para observar melhor a arte de cara que me impressionou, e me lembrou muito o tipo de desenho usado nas historias do Demolidor, mas sem o toque quase sombrio que as historias dele tem atualmente.

Eu, como grande adoradora de filmes nesse estilo (sendo meu grande ídolo o Van Damme), admito que com essa revista eu pude descobrir o personagem interessante que o Punho de ferro é, e lamento que ele não seja tão aproveitado pelos roteiristas da Marvel.

Recomendo a todos que comprem, peguem emprestado, peçam pra sua mãe, amiga, namorada comprar... Porque esse com certeza é um especial que um colecionador como eu, tem que ter na sua gibiteca. A revista ainda está nas bancas, então aproveitem.

Nota 10 pro gibi que me surpreendeu demais.

Bjus a todos e até semana que vêm

Pin.

12 comentários:

Anônimo disse...

agora eu fiquei interesado nesse gibi... a é...



PREMEROOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

cara, eu conheci o punho de ferro, na edição nº8 de "origens dos super herois marvel", contava a origem do noturno, tempestade, cavaleiro negro, Dr Estranho, Gata negra, Demolidor e adivinhem, punho de ferro.
Dai pra frente tudo que eu via do cara eu comprava(o que era foda pra carai de encontrar).
Eu vi o preview no mdm e pretendo comprar sim essa edição.

Anônimo disse...

Algures, o DVD ja está chegou em casa.
Muito obrigado.
Assim que eu assistir eu faço um comentario sobre ele.

Anônimo disse...

Er...pra variar essa pinguim me deixa com vontade de ler mais esse quadrinho...e eu já sei com quem pegar emprestado parar ler (né PIIIINNNN...rs)
Show a matéria, curti!!!

Próxima leitura....Punho de Ferro!

Anônimo disse...

Eu li a revista, mas não imaginava que seria comentada!
Acho uma grande sacada da Marvel recuperar heróis que haviam sido deixados pra lá tipo: Luke Cage, Punho de Ferro, Mulher-Aranha, Nick Fury...
è só mais uma prova de que não existem personagens ruins (existem os buchas...), desde que o roteirista saiba como contar a história!
Mil beijinhos, turma!

Anônimo disse...

Eu vi essa revista na banca, peguei ela nas mãos, pensei em comprar mas como nao conheço muito o perosnagem deixei de lado pra comprar o...o...o especial da morte do Capitão América com roteiros do Loeb...

Ok, joguem as pedras!

PS: espero ainda achar isso na banca.

Anônimo disse...

maldição! a mesma coisa que acomteceu com o Z acomteceu cmg!
vi a revista e pensei..("bah um heroi bucha que nem aparece direito vo passar longe...") ai comprei a do cap...(da qual eu nao curti muito algumas historias...)
vou tentar achar essa revista..
valeu Pin! mais uma otima dica pros nerds de plantao!

Al Lock, O Ser Supremo! disse...

Sempre paguei mó pau pro punho e para o Mestre do kung fu....ê tempinho bão de heróis da TV!!!

ÊÊÊláááiaááá!

Anônimo disse...

lembrando que o Punho de Ferro estava no lugar do Demolidor na Guerra Civil, ou estou enganado?

Anônimo disse...

Revistão.

Realmente essa vale a pena.

Não vejo a hora de sair a continuação, no mesmo esquema: um Marvel apresenta com 6 edições americanas e arco fechado.

Nâo vou falar mais nada da trama pq a Pin já disse tudo q devia ser dito muito bem dito.

A única colocação é que a revista tem menções ao registro dos super-heróis mas até pra mim que não acompanho cronologia de editora nenhuma, só arcos fechados, isso foi totalmente irrelevante, ou seja: se vc acompanha o universo Marvel a revista está inserida no contexto mas, se vc caga e anda pra cronologia, pode ler numa boa pq ela não compromete a saga.

Anônimo disse...

Lock, é claro que vc é fa do Punho de Ferro pois, além de ter feito um personagem baseado nele, tem uma porrada de coisas na saga das 12 casas copiada dessa saga ai, huahahau

Fala a verdade, tu já tinha lido isso em scan antes de fazer as 12 casas, né?

Al Lock, O Ser Supremo! disse...

Freud,

Se tu notar começamos a saga antes de sair essa revista na gringolandia, mas que me inspirei no punho de ferro tá claro pá porra!!! Inclusive o dragão!

ps: A saga não é só minha, todo mundo ajudou a escrever um pouco lembra?