O DIA EM QUE O MUNDO MUDOU
Todo mundo sabe o que significa a data de hoje: 11 de Setembro, o chamado "dia negro" da história recente do novo século, o dia que dois aviões se chocaram as torres do Word Trade Center e modificaram o rumo das coisas no mundo. Tudo passou a ser mais cinza, violento e com ameaças de guerras, essa paranóia e mudança chegou em todos os polos da cultura pop, inclusive os quadrinhos. Não é a toa que uma equipe como Os Supremos, do universo ultimate, controlada pelo governo e em missões de segurança nacional tivesse seu espaço nos idos de 2004.
Se torna até irônico exatamente neste dia surgir a noticia de um lançamentos lançamentos da mesma editora que publicou os Supremos que me remeteram imediatamente a essa mudança no status quo pós-11 de setembro: X-Men Noir, "primeira minissérie da linha Marvel Noir, que levará os personagens da editora a aventuras policiais típicas da pulp fiction dos anos 30: brutais, de moral dúbia, envolvendo detetives particulares e femme fatales na atmosfera esfumaçada da época. O roteiro da mini é de Fred Van Lente e os desenhos de Dennis Calero. Em entrevista ao site Comic Book Resources, Van Lente explicou que os X-Men deste mundo vieram do reformatório, onde foram educados por um Professor X do Crime, e agora lutam contra o Chefe de Detetives de Nova York, Eric Magnus". (Fonte: Omelete)
Heróis de moral dubia e brutais sempre existiram, isso é fato, mas ver super-heróis que sempre foram símbolo de justiça e liberdade sendo colocados nesse cenário me causa uma sensação estranha. Afinal, se tornou fetiche, moda, querer ver simbolos darkzados? Até com o Superman querem fazer um filme mais sombrio por conta do sucesso do Dark Knight de Nolan e sua visão de um mundo em caos e a necessidade de um herói que saiba viver nesse caos. Guerra Civil, Invasão Secreta, Crise Final, todas megalançamentos das principais editoras do mainstream quadrinhistico, são obras que também dialogam com essa coisa de uma contemporâneidade a beira da destruição, sobre a ameaça de seres desconhecidos que nos atacam quando menos esperamos, para mim são claras influencias do ambiente que tivemos nos últimos sete anos de guerras, desconfianças, monitoramento e tensões. Com diz uma amigo meu:" Até o Capitão américa morreu", ou seja, as coisas são diferentes hoje em dia.
Lembro quando vi na televisão o atentado e pensei, como muitos, que parecia um filme, uma ficção, algo que nunca se imaginaria de ver, ainda hoje em dia o sentimento se permanece em todo o mundo, e anos depois essa ficção real se transportou para o mundo imaginário que sempre foi escape. Não digo que não se devia ter algo do 11 de setembro nas produções, mas o que me encomoda é o excesso de influência, a mania de se deixar de lado o carater mais fantasioso, escapista, e inocente do mundo dos heróis. Para mim, fã de quadrinhos, o sentimento da inocência que existia também se perdeu, afinal depois de uma Invasão Secreta vem por aí um Reino das Trevas, e muita coisa do qual eu gostava antes também se escorre como fumaça de escombros de torres caídas.
Por Jack Starman
13 comentários:
Premerooo!
Cara, sempre que vejo algo do 11 de setembro eu penso que fizeram algo como o que o Ozmandias fez, mas deu errado...Ou muito certo!
o 11/09 foi o aval que os EUAses precisavam para botar pra f0d&r tudo!
Seria cômico se não fosse trágico, eu me lembro bem quando estava na escola fazendo uma puta zona na sala
e grudado como sempre no meu Walkman (Pô na época num tinha mp3) ouvindo todo pimpão quando interrompem a música que por mais estranho que pareça eu me lembro muito bem qual era...R.E.M "It´s The end of the World"
na hora pensei que fosse pegadinha, promoção, essas coisas...e só quando cheguei em casa e vi as imagens que chocaram
o mundo eu gelei por estar ouvindo esse som no instante da notícia...cara...gelei.
O que vocês estavam fazendo nesse dia?
Só a nível de informação...o Vigésimo terrorista Mohammed al-Qahtani foi interrogado ao som de Enter Sandman do MetallicA como forma de tortura.
O texto do Star faz a genet pensar.... realmente o industria pós-11/09 é extremamente influenciada pela dor, trauma e ódio que existe nos americanos até hoje....
Mesmo as mais inocentes das histórias, agora tem um lado mais duro, pesado e sombrio... é triste, mas é a realidade....
No dia, eu estava na escola, e abri a porta de casa a tempo de ver o segundo avião se chocando contra a torre.... cena triste, chocante... esse dia infelizmente está marcado na memória de todo mundo com uma lembrança triste....
bjusss
otimo texto star!!
Não me admira que comics como The Authority e Supremos façam tanto sucesso ultimammente. Ou que Guerra Civil tenha tido essa repercurssão toda sobre direitos de ir e vir, manter anônimo e etc.
Essa é uma ferida no orgulho americano que vai custar a cicatrizar.
Eu estava na minha primeira semana de trabalho na empresa atual... uma associação de aposentados. Tínhamos uma televisão na sala e quando a imagem do segundo avião apareceu todos soltaram um grito de horror. Na hora do almoço, as lojas de eletrodomésticos do shopping estavam repletas de pessoas que viam as Torres Gêmeas desabarem.
Todos ficaram chocados com a tragédia. O World Trade Center aqui da Paulista foi esvaziado às pressas.
Foi uma manhã de dor e perplexidade. O dia em qua a inocência e a segurança de muitos viraram cinzas e escombros com 3mil pessoas.
Cara, no dia do atentado eu estava no meu segundo dia de férias, aproveitando pra dormir até tarde...
Imagine ser acordado pela voz da sua mãe dizendo, ao voltar da padaria, que todos estão falando que a terceira guerra mundial começou e o mundo vai acabar?
PORRA, NO SEGUNDO DIA DAS MINHAS FÉRIAS? Esses desgraçados não podem esperar nem ao menos minhas férias acabarem pra explodir o planeta?
Logo ligamos a TV e as notícias falavam ainda do primeiro avião a atingir o WTC. Assisti "ao vivo" a transmissão do choque do segundo avião nas torres gêmeas.
Então falaram que os responsáveis pelo atentado tinham pego 8 aviões, que ainda faltavam 6 (na verdade foram 4 no total), então veio o ataque ao Pentágono...
O mundo realmente mudou. A estranha sensação de a realidade ser alterada abruptamente por algo totalmente fora do nosso alcançe, tantas vezes lida em livros e HQs e vista em filmes saiu da ficção e tomou o mundo de assalto.
Lembram da música do Rappa e Sepultura, "Ninguem regula a américa"? Sobre a política americana de liderança mundial pela opressão e desrespeito?
A lei da ação e reação voltava a valer no mundo, embora ambas fossem de uma ignorância sem tamanho.
Alguém enfim "regulava" a América, ou pelo menos era o que parecia. Grande parte do sentimento anti-americano no mundo virou comoção, especialmente ao se ver os relatos dos parentes das vítimas e as comemorações de alguns povos quanto ao sucesso do atentado.
Mas que lição se tirou disso tudo? O mundo parece um lugar melhor hoje? Algum lado reviu sua postura? Alguém ali entendeu que estamos num mundo só e precisamos aprender a humildade para coexistir?
Infelizmente não. Nenhum evento parece ser grande o suficiente para conscientizar o mundo. Avisem isso por favor ao Ozimandias.
P.S.: Que comentário gigante... tá do tamanho de um post...
pin disse...
O texto do Star faz a genet pensar...
Estou feliz, consegui o que queria, que nos comentários saissem reflexões, muito boas por sinal, sobre esse fato e suas consequencias. Parabéns a todos que comentaram com bom nivel critico e observatótio. E Freud, to quase pegando seu texto e colocando como segundo post do dia rsrsrsrs.
Muito Bom o texto. Mas tragédias como o 11 de setembro acontecem todos os dias, só que não nos países que não tem uma boa agência de publiciade pra vender sua dor para o mundo...
"tragédias como o 11 de setembro acontecem todos os dias, só que não nos países que não tem uma boa agência de publiciade pra vender sua dor para o mundo..."
É a mais pura verdade (Claro, afinal ela está Algures, hehehe).
Justamente assim conseguiram diminuir um pouco do sentimento anti-americano no mundo.
Confesso que me sentia mal porque, ao mesmo tempo que sentia pelas vítimas e julgava inaceitável esse ou qualquer atentado, tambem tinha o sentimento de que aquilo era causado pelo prõprio governo americano, pois eles finalmente estavam tendo de volta uma fração do que (muitas vezes bem diretamente) causavam a tantos.
P.S.: Que fique claro que estou falando do noticiado formalmente, nâo estou fazendo menção as teorias de que eles já sabiam que ia acontecer e foi tudo planejado por eles mesmos. Teorias de conspiração são com o Algures, hehehehe
"Mas que lição se tirou disso tudo? O mundo parece um lugar melhor hoje? Algum lado reviu sua postura? Alguém ali entendeu que estamos num mundo só e precisamos aprender a humildade para coexistir?
Infelizmente não. Nenhum evento parece ser grande o suficiente para conscientizar o mundo. Avisem isso por favor ao Ozimandias."
Ta vendo? Não sou só eu que ve semelança entre o ocorrido!!!
Para mim Bin Laden = Ozimandias
E tenho dito
Romenique Zedeck disse..
Para mim Bin Laden = Ozimandias
Fã do Jabor detected rsrsrsrs
"Starman disse...
Romenique Zedeck disse..
Para mim Bin Laden = Ozimandias
Fã do Jabor detected rsrsrsrs"
AHuahuahuAhuAhuahuahuahuAhuAuh
AhuahuauhuhuhhuAuhAhuAHuAhuAHA
aHuahuAhuahuauhaHuaHuahuahuaH
AhaaHaHuAhuaHuaHuAHuaHuAHuAuhA
"Starman disse...
Romenique Zedeck disse..
Para mim Bin Laden = Ozimandias
Fã do Jabor detected rsrsrsrs"
Nada!!!! Mas do Ivan Lessa sim ^^
Postar um comentário